Notícias

Prefeito Edno Alves assina termo de compromisso para a implantação da UFPA em Santa Luzia

Data: 27 de outubro de 2017

Na manhã desta sexta-feira, 27, em cerimônia realizada na sala de audiências do Campus Universitário de Bragança - UFPA, o prefeito de Santa Luzia, Edno Alves, e o coordenador do campus, professor-doutor Sebastião Rodrigues, assinaram o Termo de Compromisso e Responsabilidades, celebrado entre a Universidade Federal do Pará e a Prefeitura Municipal de Santa Luzia, para a implantação de um núcleo universitário no município com o funcionamento em sistema intensivo do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, já a partir de julho de 2018. Essa conquista é fruto de muitos esforços do gestor municipal, Edno Alves, que desde o início abraçou a causa dando todo o suporte e garantias necessárias para que o professor-doutor, Naldo Blanddt - filho de Santa Luzia e professor titular da UFPA - conduzisse as negociações junto aos colegiados internos da instituição em favor dos interesses de Santa Luzia.

A assinatura do TCR representa um momento histórico para o jovem município que protagonizou um fato de extrema importância para o desenvolvimento educacional e social do povo luziense bem como da região da Pará/Maranhão e consequentemente de parte da baixada maranhense, inserida nesse contexto geográfico apesar de pertencer a outra unidade da Federação.

É de suma importância ressaltar, que este documento não é um mero mecanismo politico-partidário ou formalidade entre as partes. Trata-se de um vínculo institucional que estabelece regras rígidas de compromissos e responsabilidades - como diz o próprio nome do termo - entre duas instituições públicas, de fluxo contínuo independentemente de interesses dos agentes representantes de ambas as partes representadas. Em outras palavras, é o primeiro passo para a consolidação da presença da Ufpa em Santa Luzia, com o funcionamento do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia já disponível na grade de ofertas da instituição, com 32 vagas, para o vestibular de 2018.

Durante a cerimônia de assinatura do TCR ficou acertada a visita à Santa Luzia de uma equipe técnica de professores-doutores da UFPA agora no mês de novembro para realizar uma inspeção nas dependência da escola João Gomes - onde será instalado inicialmente o Núcleo Universitário de Santa Luzia do Pará e Baixada Maranhense. Também ficou praticamente acertada a oferta de um curso de Ciências Naturais para Santa Luzia no Processo Seletivo de 2019.

A visita da equipe técnica se estenderá também às escolas Florentina Damasceno e Ecrama [Escola de Formação para Jovens Agricultores] na zona rural, que deverão funcionar como espaços alternativos de apoio para o desenvolvimento de de atividades complementares dos cursos oferecidos pela universidade. Para essa visita o prefeito Edno Alves se comprometeu em acompanhar pessoalmente a equipe bem como dá suporte e toda logística necessária.

A presença da Ufpa em Santa Luzia não se restringe apenas em oferecer cursos de graduação e formação acadêmica, mas outras atividades que estão inseridas dentro do seu bojo de atribuições como a pesquisa e a extensão.

Participaram da cerimônia a comitiva do prefeito Edno Alves, composta por este blogueiro que vos escreve e a secretária de Cultura do município Juliana Patrizia, o coordenador do Campus Universitário de Bragança, professor-doutor Sebastião Rodrigues; a coordenadora acadêmica da Ufpa, professora-doutora Sandra Bastos; o diretor da Faculdade de Ciências Naturais da Ufpa, professor-doutor Dionísio Sampaio, e o vice-diretor da Faculdade de Ciências Biológicas da Ufpa, professor-doutor Naldo Blanddt

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará

LOCALIZAÇÃO

 Av. Castelo Branco, nº 635 Centro

 (91) 34451438

 pmslpgabinete@gmail.com

REDES SOCIAIS